Terra

Terra

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ciclos eustáticos

Eustasia - Este termo refere-se aos movimentos verticais que ocorrem ao nível dos oceanos, ou seja, às oscilações no nível do mar que afectam o volume de água e o tamanho das bacias oceânicas ao longo do tempo, e ao intervalo de tempo onde ocorreu uma subida e descida do nível do mar chama-se ciclo eustático

Foi no começo do século XIX que a teoria do Eustatismo foi inicialmente proposta. O seu objectivo era explicar o comportamento do nível dos oceanos (Fairbridge,1961), essencialmente as transgressões e regressões marinhas ao longo da história geológica do planeta. (Já referidas anteriormente)





Esquema que ilustra as causas, bem como os factores responsáveis pelos movimentos verticais do nível do mar.

Original em: http://www.dge.uem.br/geonotas/vol3-2/Meireles.html











Causas das modificações do nível eustático a nível global:


  • Alterações na taxa de crescimento das dorsais oceânicas.(Taxa de expansão oceânica)

  • Etapas orogénicas.

  • Pontos quentes (hotspots)

  • Aumento/Redução das calotes polares em consequência das alterações climáticas. O Degelo provoca subida do nível do mar (Transgressão) enquanto que a
    Glaciação provoca a sua descida (Regressão).

Causas das modificações do nível eustático a nível local( reforçam ou contrariam o efeito global)


  • Levantamento continental e aumento no acarreio sedimentar

  • Subsidência

O conhecimento destes dois tipos de factores permite-nos classificar os ciclos eustáticos em:

- Ciclos de 1ª ordem(Megaciclos) - Referência global (vários ciclos de 2ª ordem). São limitados por mudanças tectónicas de grande expressão tais como a ruptura de supercontinentes e subsequente redistribuição das placas, todavia estes limites são difíceis de discernir, o que provoca alguma discussão. A nível regional caracterizam-se pela individualização de uma bacia sedimentar, enquanto que a nível global se reflectem por episódios de inundação de extensas áreas continentais.




- Ciclos de 2ª ordem(Superciclos) - baseiam-se nos depósitos e enchimento de 1 ou mais bacias sedimentares (vários ciclos de 3ª ordem). Os seus limites são definidos por abaixamentos bruscos do nível do mar.


-Ciclos de 3ª ordem - São definidos por mudanças relativas do nível do mar, resultantes de factores globais ou regionais, sendo estes factores dos tipos tectónico ou climáticos.




Todos estes factores que produzem mudanças globais ao nível do mar reflectem-se nas secções estratigráficas que traduzem episódios regressivos ou transgressivos.



Referencias bibliograficas
:

Vera Torres, J A (1994), Estratigrafia, Principios y Métodos. Madrid: Editorial Rueda.

Christofoletti, A. , “Geomorfologia”, São Paulo, Edgard Blücher, 2.ª ed., 1980) http://www.geocities.com/prof_agenor/2002eustatismo.html


Nenhum comentário: