Terra

Terra

sábado, 11 de outubro de 2008

Descontinuidades - Marcadores do tempo geológico perdido

Como já foi referido anteriormente, uma sucessão estratigráfica é considerado um registo cronológico da história geológica de uma região. A partir da aplicação dos princípios da estratigrafia podemos dizer se uma camada é mais antiga do que outra.

Ao colocar lado a lado sequências estratigráficas, em alguns casos são descobertas zonas em que uma camada está ausente. Isto acontece porque essa camada não chegou a ser depositada ou foi erodida antes de a camada subsequente se ter formado.

Neste caso a superfície ao longo da qual essas duas camadas se encontram é chamada de Discordância - uma superfície entre duas camadas que não foram depositadas numa sequência contínua. Se, pelo contrário a sequência representa um troço do tempo geológico contínuo desde a base até ao topo, não existindo paragens na sedimentação (pode usar-se o termo hiato em sentido lato para descrever estas paragens), dizemos que existe continuidade. Todavia mesmo quando uma sucessão litológica é homogénea, contínua, quase nunca representa uma acumulação ininterrupta de sedimentos. As descontinuidades são quase sempre perceptíveis.



Serra do cadeado, norte do Paraná - Brasil

Estas camadas recontam a história geológica do Permiano Superior até ao Cretácico Inferior.

http://www.unb.br/ig/sigep/propostas/Serra_do_Cadeado_PR_Fig_01.jpg



Existem quatro grandes descontinuidades relativas ao interior da terra que separam as suas unidades mediante critérios físicos, químicos e litológicos. A sua descoberta deve-se maioritariamente à sismologia e ao recurso das ondas sísmicas.

  • Descontinuidade de Conrad - Esta descontinuidade corresponde ao plano sub-horizontal que delimita a crosta continental superior da inferior (15-20km de profundidade), separando as rochas félsicas da crosta superior (ex: granito) das rochas máficas da crosta inferior ( ex: basalto). Aqui existe um aumento descontínuo da velocidade das ondas sísmicas)
  • Descontinuidade de Moho - Representa a fronteira entre a crosta e o manto superior, situando-se entre 5 km a 10 km no fundo dos oceanos a cerca de 35-40 km abaixo dos continentes, podendo atingir 60 km sob as cordilheiras mais elevadas. Aqui as ondas sísmicas sofrem um aumento brusco da velocidade devido à maior rigidez do manto.
  • Descontinuidade de Gutenberg - É o limite entre o manto inferior e o núcleo externo (cerca de 2883km de profundidade). Aqui as ondas S que deixam de se propagar. e as ondas P diminuem bruscamente a velocidade. Daqui pôde inferir-se que o núcleo externo é líquido pois as ondas S não se propagam nesse meio.
  • Descontinuidade de Lehmann - Separa o núcleo externo (líquido) do interno (sólido), aumentando novamente as ondas S e P.


Figura ilustrativa que representa o interior da terra e as suas descontinuidades.
Original em: http://oescolar.files.wordpress.com/2008/02/modestr3.gif

As descontinuidades também ocorrem nas unidades exteriores da terra, dividindo-se em descontinuidades sedimentares, descontinuidades estratigráficas e descontinuidades diastróficas.

  • Descontinuidade sedimentar - Ocorre num intervalo de tempo muito curto entre duas lâminas sucessivas. Podem corresponder a simples ausência de deposição (discontinuidade passiva) ou a destruição parcial ou total da lâmina anterior (descontinuidade erosiva).



Esta imagem representa duas descontinuidades sedimentares numa area da península de setúbal. (arrábida).

Original em: http://www.geopor.pt/gne/campo/setubal/772.jpg




  • Descontinuidade estratigráfica - Ocorre quando existe um intervalo de tempo considerável entre duas unidades sucessivas. pode estender-se por dezenas de km.


Descontinuidade estratigráfica

Original em: http://formacao.es-loule.edu.pt/biogeo/geo12/pre_requisitos/imagens/discordancia.jpg





Alguns exemplos de descontinuidades estratigráficas:
  • Disconformidade: Corresponde a uma discordância em que o conjunto superior de camadas assenta sobre uma superfície erosiva desenvolvida sobre um pacote de camadas não deformado e ainda disposto na posição horizontal.
  • Paraconformidade: Não há diferença de atitude entre unidades sobrepostas ainda que, às vezes, faltem diversos conjuntos líticos; é comum faltarem depósitos correspondentes a vários milhões de anos.
  • Não conformidade: É uma discordância em que o pacote superior de camadas se recobre rochas ígneas intrusivas ou metamórficas.
  • Discontinuidade diastrófica - Quando à ausência de determinada unidade geológica se junta deformação tectónica.

Alguns exemplos:
  • Discordância progressiva: Quando as diversas camadas vão fazendo ângulos progressivamente diferentes com o substrato inferior.
  • Discordância angular: Corresponde a uma discordância em que o conjunto superior de camadas se sobrepõe a um inferior cujas camadas foram dobradas ou basculadas por processos tectónicos, sofrendo erosão numa superfície maios ou menos plana. Os planos de estratificação superior e inferior não são paralelos.



Aspecto de uma discordância angular
.

Original em: http://seisseixos.blogspot.com/2007/05/discordncia-angular_26.html









Outro exemplo de uma discordância angular.

Original em: http://www.educa.madrid.org/web/ies.ginerdelosrios.alcobendas/departamentos/cienciasnaturales/2bach/geolo/bachillerato/patatasbach/pagweb/contactos.htm




O tempo que corresponde à ausência de sedimentação, levando à formação de descontinuidades pode ter valores muito distintos, podendo a descontinuidade representar um espaço de tempo geológico curto, médio ou longo.

- Hiato : quando a duração é muito curta (às vezes é utilizado em sentido lato, sempre que se detecta ausência de deposição).

- Diastema : corresponde a uma interrupção curta, sem modificação nas condições de sedimentação.

- Lacuna : quando a duração é apreciável e pode ser avaliada biostratigraficamente como a lacuna de uma biozona por exemplo.


Referências bibliográficas:

Press, F ; Siever, R ; Grotzinger, J ; Jordan, T (2006) - Para entender a terra (4ª ed) - Porto Alegre: Bookman 2006

Moodle:
_Descontinuides sedimentares e contactos entre unidades litológicas:
http://moodle.fct.unl.pt/mod/resource/view.php?id=93673


Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descontinuidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descontinuidade_de_Conrad
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descontinuidade_de_Mohorovi%C4%8Di%C4%87
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descontinuidade_de_Gutenberg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descontinuidade_de_Lehmann

Nenhum comentário: